Você já ouviu falar em multipropriedade? Trata-se de um modelo de negócio imobiliário que permite que várias pessoas compartilhem a propriedade de um imóvel. Ou seja, com a multipropriedade você pode partilhar bens ao invés de adquiri-los integralmente.
O funcionamento da multipropriedade é baseado na divisão do imóvel em cotas, um período de tempo determinado no momento da compra, que são vendidas para diferentes compradores.
Cada comprador pode, por exemplo, comprar 1 mês do ano no imóvel, e assim cada proprietário tem direito ao uso da propriedade por esse período, que pode ter seu tempo de uso determinado por um calendário rotativo.
Os proprietários também dividem os custos de manutenção e administração da propriedade, que são pagos através de taxas anuais ou mensais. Dessa forma, ao adquirir um imóvel pelo sistema de multipropriedade, além de pagar um valor mais baixo do que pagaria ao adquirir o imóvel integralmente, você também economiza com manutenção e outros custos que uma casa ou apartamento demanda.
É importante destacar que a multipropriedade é regulamentada pela Lei nº 13.777/2018, que estabelece regras para a venda, administração e uso desse tipo de imóvel.
Multipropriedade e a economia colaborativa
A multipropriedade é uma modelo de negócios que faz parte da economia colaborativa.
Economia colaborativa (também conhecida como economia compartilhada) é um modelo econômico baseado no compartilhamento de recursos e serviços entre indivíduos, empresas e comunidades.
Ela contribui para o combate ao consumo excessivo, que é prejudicial para a sustentabilidade.
A economia colaborativa pode abranger diversas áreas, e uma delas é a hospedagem, por meio de plataformas de aluguéis de quartos e da compra de imóveis de forma compartilhada, como ocorre na multipropriedade.
Benefícios da multipropriedade
1. Possibilidade de ter um imóvel de alto padrão
Um dos grandes benefícios da multipropriedade é a possibilidade de ter um imóvel de alto padrão sem precisar fazer um investimento alto para isso.
Com a multipropriedade, você pode ter uma casa ou apartamento local em privilegiado, que pode ser utilizado durante determinadas épocas do ano, sem precisar arcar com os custos totais de manutenção e administração durante todo o ano.
2. Possibilidade de ter um segundo imóvel de lazer
A multipropriedade pode ser uma opção mais acessível para quem deseja ter um segundo imóvel para lazer, mas não pode arcar com os custos de uma propriedade inteira.
Muitas pessoas usam esse sistema para adquirir uma casa ou apartamento em uma cidade de praia, e assim podem utilizar o espaço em um determinado período do ano durante as férias, por exemplo.
Esse é o caso do Brava Mundo, empreendimento da Mendes Empreendimentos.
Localizado na Praia Brava, em Itajaí/SC, é um imóvel de multipropriedade que oferece a praticidade de serviços hoteleiros, como restaurante com gastronomia internacional, spa, rooftop com piscina e vista para o mar e várias opções de diversão para as crianças. Acesse o site do Brava Mundo e saiba mais. Ainda há cotas disponíveis.
3. Mais praticidade
Como citado anteriormente, os custos de manutenção e administração do imóvel são divididos entre os compradores. Esses serviços são realizados pela empresa administradora da multipropriedade, liberando os compradores de possíveis dores de cabeça.
Contar com uma empresa para realizar a manutenção do seu imóvel também proporciona economia de tempo e esforços que seriam necessários para manter uma propriedade, como limpeza e manutenção, por exemplo.
4. Baixo risco financeiro
Como a multipropriedade não exige um investimento de grande porte, o risco financeiro é menor do que o de comprar uma propriedade inteira. Mas lembre-se sempre de escolher uma empresa de confiança, com credibilidade e experiência no mercado, como a Mendes Empreendimentos.
5. Possibilidade de locação do imóvel para renda extra
Ter um imóvel com sistema de multipropriedade também pode ser uma excelente opção de renda extra!
Nos casos em que isso é permitido, você pode alugar o imóvel para outros interessados quando não estiver usando ele (dentro do seu tempo de uso, conforme o calendário rotativo), gerando uma renda extra.
Então, gostou de conhecer mais sobre a multipropriedade? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as opções oferecidas pela Mendes Empreendimentos!
Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá.