You are currently viewing Conheça mais sobre a rica gastronomia de Itajaí

Conheça mais sobre a rica gastronomia de Itajaí

Itajaí é um município localizado no litoral do estado de Santa Catarina, a 94 quilômetros de Florianópolis. Neste post iremos mostrar um pouco mais sobre a gastronomia de Itajaí, que é famosa por sua cultura e culinária rica e diversificada.

A cidade é conhecida por seus pratos de frutos do mar frescos e deliciosos, que podem ser encontrados em uma grande variedade de restaurantes locais. Inclusive, a cidade tem um Mercado do Peixe conhecido em todo o estado, que conta com estabelecimentos que comercializam mais de 100 espécies de pescados e frutos do mar frescos para o público.

O peixe é um dos principais ingredientes da culinária de Itajaí e é utilizado de diversas maneiras. Uma das formas mais populares é a anchova assada, um prato típico da cidade. A anchova é temperada com alho, cebola, azeite e sal e depois é assada no forno. O resultado é um peixe macio e suculento, que é servido com arroz, salada e batatas fritas.

gastronomia de Itajaí camarão

Outro prato popular em Itajaí é a caldeirada de frutos do mar, um ensopado feito com vários tipos de peixe, camarões, lula, polvo, cebola, tomate e pimentão. A caldeirada é cozida lentamente em fogo baixo, permitindo que todos os sabores se misturem e se aprofundem. É servido com arroz e pão, tornando-se uma refeição completa e satisfatória.

A moqueca de camarão também é um prato que não pode ser deixado de lado. A moqueca é um prato típico da culinária brasileira e consiste em camarões cozidos em um molho de tomate, cebola, pimentão e leite de coco. É servido com arroz e farofa, resultando numa mistura de sabores deliciosa.

Além disso, Itajaí é famosa por sua produção de ostras. As ostras são cultivadas na região e são vendidas frescas em restaurantes e mercados locais. Uma das maneiras mais populares de servir ostras é grelhá-las com manteiga de alho e queijo parmesão ralado.

ostras gastronomia de Itajaí

Influência da culinária açoriana em Itajaí

A cultura de Itajaí é diversa e plural, influenciada por diversas origens étnicas, entre elas a açoriana (relativa ao povo do arquipélago de Açores, em Portugal). Além do sotaque, é possível encontrar vestígios da cultura na gastronomia de Itajaí.

A gastronomia trazida pelos portugueses no século XVIII é composta por alguns pratos mais populares, como o peixe na telha, que é feito com peixe fresco, cebola, tomate, pimentão e coentro, tudo assado em uma telha de barro. O prato é servido com arroz e pirão, um molho grosso feito com farinha de mandioca.

Então, gostou de conhecer mais sobre a rica gastronomia de Itajaí? Já experimentou algum desses pratos?

Deixe um comentário