You are currently viewing Seguro viagem: o que é? É importante?

Seguro viagem: o que é? É importante?

Imprevistos acontecem. Se há uma afirmação que pode ser aplicada a praticamente qualquer contexto, esta é a frase que deve ser utilizada — especialmente quando o contexto é uma viagem internacional. Afinal de contas, estar em outro país nos coloca em frente a situações completamente novas, diferentes do que aconteceria aqui no Brasil.

Para quem deseja evitar os impactos desses imprevistos, estando o mais preparado possível para todo tipo de situação, o seguro viagem é um serviço muito recomendado. Isso porque, com sua cobertura, ele pode aumentar consideravelmente a segurança do viajante em situações das mais diversas.

Mas, na prática, você sabe o que é o seguro viagem? Já parou para pensar na importância que ele tem? Faz a menor ideia do que ele costuma cobrir? São exatamente essas as perguntas que nós respondemos neste texto.

Para ficar ainda mais informado e garantir uma viagem mais segura para você e para sua família, é só continuar a leitura abaixo!

 

O que é seguro viagem?

Como o próprio nome sugere, é uma modalidade de seguro que tem como objetivo auxiliar viajantes a resolver diversos problemas que podem vir a acontecer em uma viagem. Como citamos, imprevistos acontecem, e você não quer que a viagem que planejou durante meses seja estragada por um acontecimento fora do previsto, certo?

Da mesma forma que outros tipos de seguro, o seguro viagem serve principalmente para promover economia. Pense em um seguro automotivo como exemplo. Dependendo da cobertura, até mesmo a perda total do carro pode ser compensada por apenas alguns milhares cobrados de franquia.

E é exatamente isso que acontece com o seguro viagem. Mesmo que algum imprevisto realmente venha a acontecer, você não precisará gastar o dinheiro que reservou para a viagem com a solução do problema; o seguro fará isso por você.

O que um seguro viagem cobre?

Agora que você já sabe o que é o seguro viagem, é provável que esteja se questionando a respeito da cobertura. Os imprevistos que podem acontecer em uma viagem são muitos; o que exatamente um seguro viagem cobre? O que faz com que ele valha a pena?

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), qualquer seguro viagem deve cobrir pelo menos um dos seguintes:

  • Despesas médico-hospitalares ou odontológicas ocasionadas por algum acidente pessoal ou doença súbita;
  • Regresso sanitário (repatriação);
  • Traslado médico;
  • Traslado do corpo;
  • Morte em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante a viagem.

Mas não acaba por aí. Estes são os básicos, mas, dependendo da empresa e da cobertura, outras situações também podem estar previstas. Alguns exemplos incluem indenização para cancelamentos da viagem e assistência para casos de bagagem extraviada, roubada, furtada, danificada ou destruída.

 

Mas, afinal, ele realmente é importante? Vale a pena?

Como você pôde ver ao longo deste texto, o seguro viagem permite que você esteja mais preparado para situações das mais diversas. É inquestionável que sua viagem estará muito mais segura com a contratação de um seguro viagem.

No entanto, ainda é preciso considerar que o seguro será um custo a mais na viagem. Isso faz com que muitos se perguntem se ele realmente vale a pena.

No final das contas, você é a única pessoa que pode fazer esta avaliação. Contudo, é importante que saiba que alguns seguros podem ser contratados por um valor menor que 5 reais por dia de viagem. É um custo a mais que, por ser tão baixo, acaba valendo a pena.

O mais importante de tudo é que você consiga aproveitar seu passeio sem se preocupar com o que não precisa.

E aí, o que achou das informações que trouxemos sobre o seguro viagem? Se quiser continuar recebendo dicas para viagens, saiba que você pode contar com o Brava Mundo! Nós estamos sempre postando este tipo de conteúdo, e você pode nos acompanhar pelo Instagram!

Deixe um comentário