Ao pensar em viagens, a primeira coisa que vem à sua mente são viagens internacionais? Isso é muito comum, mas neste artigo você vai descobrir uma região que fica no Brasil, mais precisamente no Sul, que vai te mostrar que o Brasil é repleto de lugares incríveis para turismo: a Serra Gaúcha.
O local é um prato cheio para quem gosta de desfrutar de uma rica gastronomia, cultura e ambientes ao ar livre. Por lá, as cidades mais conhecidas são Gramado, Canela e Bento Gonçalves, e é sobre elas que vamos falar neste texto.
Continue a leitura e comece hoje mesmo a fazer seu roteiro para a próxima viagem!
O que fazer em Gramado
Gramado é um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Sul, principalmente nas épocas mais frias do ano. Considerada uma das melhores cidades da América do Sul, conta com um belíssimo cenário, que parece uma cidade europeia.
Sua cultura tem influências alemãs e italianas, que também influenciam a gastronomia e a arquitetura. O estilo arquitetônico traz casas de pedras, chalés de madeira, detalhes provençais, tetos inclinados, telhas francesas, janelas com molduras, paredes em enxaimel, etc.
Entre os passeios mais populares estão:
- Parque Snowland: o ponto turístico funciona como um complexo de diversões fechado, em que o foco são atrações com neve.
- Mini Mundo: trata-se de um parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais.
- Lago Negro: é um lago artificial cercado por árvores e arbustos de hortências. Lá, é possível aproveitar um passeio simples e romântico, e é possível, também, alugar um pedalinho.
- Igreja São Pedro: construída a partir de 1917, tem grande parte da sua estrutura de pedra. Possui 44 metros de altura e fica ao lado da Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor.
- Av. Borges de Medeiros: é um lugar ótimo para passear a pé, ver lojinhas ou fazer algumas compras. Nessa rua você encontrará lojas de lembranças, roupas, calçados e restaurantes.
Além das atrações citadas nesta lista, Gramado também conta com muitos outros locais turísticos, como a Rua Torta, o Gramado Zoo, cafés coloniais, o Acquamotion, o Le Jardin e muito mais!
O que fazer em Canela
Rodeada por belezas naturais, belos parques e estruturas magníficas, Canela é uma cidade aconchegante, perfeita para visitar em estações mais frias.
Sua arquitetura é semelhante à de Gramado e a Europa também é referência para a gastronomia e a arquitetura.
Confira os principais pontos turísticos:
- Bondinhos aéreos Parque da Serra: o parque está localizado em uma área de preservação onde foram instalados modernos bondinhos em meio à natureza.
- Skyglass Canela: a primeira plataforma de vidro da América Latina, que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura e o Rio Caí a 360 metros de altura. Conta com duas atrações principais simultâneas: o mirante e o brinquedo que ganhou o nome de Abusado.
- Parque Terra Mágica Florybal: oferece atrações que remetem aos tempos da pré-história. São 67 mil m² de um mundo de magia com atrações para todas as idades.
- Mundo Gelado: parque temático que simula uma caverna de gelo onde a temperatura chega a -25ºC o ano inteiro, com 140 m², 40 metros de extensão e 2,40 de altura. Conta ainda com o Ice Bar, um bar com mais de 30 toneladas de gelo distribuídas por toda a estrutura, onde até os copos são feitos de gelo.
Além das atrações listadas acima, Canela também conta com muitos outros pontos turísticos, como o Alpen Park, o Mundo a Vapor, o Castelinho Caracol, o Museu da Moda, o Museu do Automóvel e muito mais!
O que fazer em Bento Gonçalves
A aproximadamente 120 km de Gramado, Bento Gonçalves também está localizada na Serra Gaúcha e é considerada a capital brasileira do vinho e é um destino repleto de lugares por onde os primeiros imigrantes italianos iniciaram o cultivo de uva.
Os principais destinos para visitar na cidade são:
- Via del Vino: trecho onde se encontram os prédios mais antigos do município, onde surgiu a cidade. A Via conta com um calçadão em frente à Prefeitura de Bento Gonçalves, e é onde se localiza a ‘La Fontana’, um chafariz que jorra água na cor de vinho tinto.
- Parque de Aventuras Gasper: localizado na borda de um penhasco com 135 metros de altura, o parque Gasper é a opção de aventura e adrenalina da região. Conta com uma vista incrível e oferece opções como Bungee Jump, Arvorismo, Escalada, Rapel, Tirolesa, Quadriciclo, Paintball e Super Pêndulo.
- Vale dos Vinhedos: região conhecida pela produção de vinhos e espumantes. Quem visita tem a chance de conhecer paisagens incríveis, conhecer de perto a cultura dos imigrantes italianos, além de visitar diversas vinícolas, como a Aurora e a Salton.
Além da lista acima, Bento Gonçalves também conta com muitos outros pontos turísticos, como o Monumento aos Imigrantes, a Ponte Ernesto Dornelles, Museu dos Imigrantes, Igreja Cristo Rei, Praça das Rosas, Pórtico Pipa e muito mais!
Então, gostou de conhecer os principais pontos turísticos de Gramado, Canela e Bento Gonçalves? Que tal programar uma viagem para a Serra Gaúcha?
Quem conta com um empreendimento no Brava Mundo é afiliado à RCI e pode viajar por diversos lugares do Brasil e do mundo se hospedando em hotéis e resorts pagando de 40% a 70% a menos.
Você pode se hospedar no Castelos do Vale, em Bento Gonçalves, no Bella Gramado, em Gramado, no Continental Serra, em Canela, e muitos outros hotéis e resorts na Serra Gaúcha!
Acesse nosso site e nos siga no Instagram para saber mais!