O inverno já se instalou e, em algumas regiões do Brasil, o frio tem marcado presença. Se você é entusiasta das temperaturas baixas e está planejando suas férias para esse período, este artigo reserva informações valiosas. Aqui, listamos 5 lugares tranquilos do Brasil para viajar e ter férias inesquecíveis. Continue a leitura!
Engana-se quem pensa que no Brasil só existem lugares quentes e praias para aproveitar. Há uma infinidade de opções de destinos nacionais para quem procura lugares frios. A dificuldade está em escolher apenas um entre tantas opções incríveis disponíveis! Mas fique tranquilo, que neste texto vamos ajudar você apresentando as principais vantagens desses 5 destinos selecionados. Depois da leitura, você só precisa escolher quais dessas vantagens são mais interessantes para você.
1. Diamantina, em Minas Gerais
Localizada a 300 km de Belo Horizonte, Diamantina é uma das cidades mais populares da rota turística mineira conhecida como Estrada Real. A cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e desde então tem procurado novas formas de desenvolver o turismo. Com cada vez mais visitantes, Diamantina oferece muito mais do que sua história relacionada à extração de diamantes no século XVIII.
Visitar Diamantina é embarcar em um roteiro histórico repleto de igrejas belíssimas, cenários de tirar o fôlego em meio a casarões coloniais e ainda ter a chance de desfrutar de uma cidade rodeada por paisagens naturais
2. Região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul
O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é um destino incrível para quem aprecia vinhos e espumantes. Com influência italiana e uma excelente gastronomia, possui diversos roteiros turísticos com uma paisagem exuberante.
Três cidades fazem parte do Vale dos Vinhedos: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Existem duas principais rotas enoturísticas no Vale dos Vinhedos: a Via Trento e a Estrada do Vinho. As duas estradas são asfaltadas, tranquilas e repletas de vinícolas e restaurantes.
Durante o inverno as temperaturas costumam ficar bem baixas na região, podendo ficar abaixo de zero, inclusive. Por isso, separe o casaco e prepare-se
3. Urubici, em Santa Catarina
Urubici é um encantador destino na Serra Catarinense, situado a aproximadamente três horas de carro de Florianópolis.
Cachoeiras, cavernas repletas de inscrições rupestres, cânions e montanhas são algumas das atrações deste lugar magnífico para se conectar com a natureza e esquecer do caos das grandes cidades.
O clima fresco de Urubici torna-a um destino ideal para os amantes de temperaturas baixas, especialmente durante as férias de inverno! Além disso, a região também abriga a deslumbrante Serra do Rio do Rastro, que é coberta pela exuberante Mata Atlântica e tem uma estrada com muitas curvas, proporcionando um panorama deslumbrante.
4. Pirenópolis, em Goiás
Se você ama destinos de interior, Pirenópolis, em Goiás, é um local excelente! A cidade e as cachoeiras da região são encantadoras tanto para quem deseja fazer um passeio rápido de um dia quanto para aqueles que querem relaxar em uma estadia mais prolongada.
Com uma arquitetura charmosa e ruas de pedra, tem um Centro Histórico encantador. A dica é começar o passeio pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem uma linda vista para a cidade.
A cidade também oferece aos turistas alguns pequenos museus que contam a história de Pirenópolis e de Goiás. Ah, e a culinária também não deixa a desejar e é um destaque imperdível na experiência gastronômica da viagem, valendo a pena experimentar cada um dos pratos tradicionais.
5. Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul
Canela e Gramado são um destino de inverno muito conhecido no Brasil. Devido ao frio, a sensação é de estar em um pedacinho da Europa! O clima proporciona inúmeras opções de programas românticos a dois, bem como passeios diferenciados para toda a família, ou mesmo para aqueles que estão viajando sozinhos.
As duas cidades oferecem diversas atrações para aproveitar no inverno, como:
- Sequência de fondue: diversos restaurantes das duas cidades oferecem essa iguaria Suíça. É recomendado fazer uma reserva em uma mesa próxima à lareira, para garantir ainda mais conforto durante a refeição.
- Parque do Caracol: o parque localizado no município de Gramado é um verdadeiro refúgio verde, com destaque para a imponente cascata, uma queda d’água que chega a atingir 130 metros de altura.
- Lago Negro: durante o inverno, a paisagem do Lago Negro, em Gramado, fica ainda mais incrível. A neblina pode envolver o espelho d’água e até mesmo encobrir parcialmente as árvores ao redor. O cenário é encantador para os visitantes!
- Centro de Gramado: o Centro da cidade, por si só, é um atrativo incrível. Durante todo o ano, a Rua Torta, a Praça das Etnias, o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta ficam disponíveis para visitação.
- Skyglass Canela: trata-se de uma plataforma de vidro que oferece duas atrações simultâneas: um mirante suspenso sobre o penhasco e um emocionante brinquedo chamado “Abusado”, localizado a 360 metros de altura abaixo da plataforma. Com 35 metros de extensão, a plataforma de vidro se projeta para dentro do cânion, tornando-se a mais longa do mundo deste tipo.
Além dessas, muitas outras atrações podem ser aproveitadas em Canela e Gramado. A experiência vale muito a pena!
Então, gostou das nossas 5 dicas de lugares tranquilos do Brasil para conhecer no inverno?
Se você gosta de viajar e tem vontade de conhecer o mundo, não deixe de conhecer o Brava Mundo. Com a compra de uma fração imobiliária do empreendimento, você se torna automaticamente um associado da RCI, tendo a liberdade de aproveitar os benefícios de diversas maneiras. Saiba mais sobre a RCI neste texto que preparamos.
Acesse o site do Brava Mundo e surpreenda-se com esse empreendimento inovador localizado na Praia Brava, em Itajaí.