Viajar faz bem para a saúde? O que dizem os estudos

Viajar faz bem para a saúde? O que dizem os estudos

Não é novidade para ninguém que viajar é uma das atividades favoritas da maioria dos seres humanos. Muitos até dizem que viajar faz bem para a saúde. Mas até que ponto isso é verdade? Será que as viagens realmente nos fazem tão bem ou esta é apenas uma impressão de pessoas que viajam muito?

A verdade é que, sim, viajar realmente faz bem para a saúde. Como esta sempre foi uma atividade essencial na vida de muitas pessoas, diversas publicações e cientistas se dedicaram a estudar os efeitos das viagens para nossos corpos e mentes. Ao longo dos anos, eles descobriram fatos incríveis; informações que fazem qualquer um querer viajar ainda mais.

Neste texto, nós mostramos as conclusões feitas em algumas dessas pesquisas. Como elas avaliaram pessoas que realmente tinham viajado à época, esses efeitos não são hipotéticos, mas sim reais. Quer descobrir em que fatores viajar faz bem para a saúde? Então continue a leitura abaixo e descubra!

Diferentes estudos mostram que viajar faz bem para a saúde

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Quando nos expomos a alguma bactéria ou outro agente patógeno que pode ser prejudicial à nossa saúde, o organismo logo se encarrega de produzir novos anticorpos para ter a certeza de que aquele ser estranho não tenha nenhum tipo de efeito negativo no funcionamento dos nossos sistemas.

Ao viajar — especialmente para outros países —, ficamos expostos a toda uma nova quantidade de microrganismos aos quais não estávamos habituados. Afinal, muitas bactérias, vírus e outros seres do tipo só existem em locais específicos. Se você ficasse sempre na mesma cidade, nunca teria contato com eles.

E, por mais que esse contato possa parecer algo ruim a princípio, é ele quem estimula o sistema imunológico a trabalhar ainda mais. Com isso, ele fica mais forte até mesmo contra doenças que já conhecemos. Na prática, isso significa que viajar pode fazer com que você tenha menos chances de ficar gripado, por exemplo.

Vale lembrar, contudo, que isso não quer dizer que você deve abandonar os hábitos de higiene enquanto estiver em uma viagem!

2. Redução do stress e do risco de doenças cardíacas

O Framingham Heart Study, conhecido por ser um estudo a longo prazo sobre o sistema cardiovascular, sendo realizado desde 1948 com habitantes da cidade de Framingham, nos Estados Unidos, e já estando na sua terceira geração de participantes desde que foi iniciado, já mostrou uma grande variedade de informações muito interessantes sobre o coração.

Uma delas está justamente ligada às viagens — mostrando, mais uma vez, o quanto viajar faz bem para a saúde. Os cientistas responsáveis descobriram que, 3 dias depois de voltar de uma viagem, as pessoas apresentam menos cansaço, mais bom humor e menos stress.

Como você deve saber, o stress é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao coração, assim como para a ocorrência de ataques cardíacos. Consequentemente, quem viaja tem uma redução no stress, exige menos do sistema cardiovascular e tem a saúde do coração muito melhorada.

3. Aumento da expectativa de vida

Por fim, este último benefício das viagens para a nossa saúde é uma consequência direta de todas as outras descobertas feitas por pesquisas. Se o sistema imunológico fica mais forte e o sistema cardiovascular corre menos riscos quando viajamos, é natural que a expectativa de vida aumente.

Além desses fatores, outras pesquisas já mostraram também que a saúde mental ganha muito com as viagens — independente do tamanho. Somados, todos esses benefícios nos fazem viver mais. Fica muito claro, portanto, que viajar faz bem para a saúde, não acha?

E aí, gostou do texto? Caso queira receber mais, acompanhe o Brava Mundo no Instagram!

Deixe uma resposta