You are currently viewing As vantagens de andar de bicicleta

As vantagens de andar de bicicleta

Pensando em inserir o hábito de andar de bicicleta em seu cotidiano? Então este post é para você. Aqui você vai conferir as 6 principais vantagens de andar de bicicleta, que podem impactar tanto na sua saúde quanto em aspectos sociais. 

Pedalar é um hábito que, muitas vezes, adquirimos na infância e levamos para a vida toda. Não é à toa que existe o ditado que diz que “a gente nunca esquece”. .

Podendo ser utilizada como fonte de lazer, prática de exercícios e meio de transporte, motivos não faltam para começar a viver bons momentos sobre duas rodas. E para você ficar de olho em tudo o que o uso de bike pode oferecer, preparamos este artigo completo. Continue a leitura.

6 vantagens de começar a andar de bicicleta

1. Combate ao sedentarismo

A bicicleta é ótima para ajudar a combater o sedentarismo, afinal, em poucos minutos de pedalada você tem a possibilidade de movimentar o corpo inteiro.

Enquanto você anda de bicicleta, os músculos das pernas, coxas e abdômen se fortalecem e desenvolvem a massa muscular.

Além disso, pedalar também ajuda (e muito) a aumentar o fôlego. Você provavelmente já viu um ciclista subindo uma ladeira e se perguntou “como ele consegue?”. A resposta está, justamente, nos pulmões reforçados. 

Ao pedalar, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, você acaba tendo mais fôlego para subir lombas e pedalar por longas distâncias.

2 Ajuda a reduzir o estresse

Andar de bicicleta também ajuda a reduzir o estresse e a manter o corpo menos tensionado, proporcionando boas noites de sono, estimulando a liberação de endorfina e aumentando os níveis de serotonina, substâncias que ajudam a pessoa a se sentir mais relaxada e feliz.

3. Contribui para a melhora da mobilidade urbana

A mobilidade urbana se refere à forma como a população se locomove pela cidade. Sabemos que, principalmente em grandes centros, esse pode ser um problema, devido ao excesso de carros e o difícil acesso a meios de transporte públicos, como ônibus e metrôs.

O uso de bicicletas para se locomover pela cidade está muito ligado a esse conceito, já que interfere de forma direta no bem-estar da sociedade. Inclusive, muitas cidades investem em ciclofaixas para facilitar e tornar ainda mais segura a transição de ciclistas, como ocorre em Itajaí e Balneário Camboriú/SC.

4. Diminuição da poluição

Ao contrário dos meios de transporte tradicionais, a bicicleta não contribui para a emissão de CO2, um dos gases do efeito estufa liberados pela queima de combustíveis fósseis e que influencia diretamente no aquecimento global.

Sem precisar desses combustíveis, a bicicleta não provoca poluição atmosférica, nem contribui para a poluição sonora nas cidades.

Outro ponto positivo é que, após o ciclo de vida útil da bicicleta, ela pode ser descartada da forma correta e suas partes podem ser reutilizadas individualmente.

5. Economia

Além de ter um custo inferior a outros meios de transporte, como carro e motocicleta, a bicicleta não necessita de combustível (que está cada vez mais caro, não é mesmo?). Além disso, raramente você terá custos com manutenção, diferentemente do que ocorre com outros veículos.

6. Desfrutar das paisagens naturais nos trajetos

Outra vantagem de pedalar é poder desfrutar da vista com mais calma, sentindo aquele ventinho batendo no rosto e se sentindo verdadeiramente parte da natureza. Isso não tem preço!

No Brava Mundo, você estará próximo dos principais pontos úteis da Praia Brava, na divisa entre Itajaí e Balneário Camboriú. Além disso, estará pertinho da beira-mar, podendo fazer tudo de bike, com mais tranquilidade, qualidade de vida e economia!


Acesse nosso site e saiba mais sobre o empreendimento. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá.

Deixe um comentário