Quando você pensa em viajar, a primeira coisa que vem à cabeça é ir para a Europa ou Estados Unidos? Isso é muito normal, mas que tal mudar um pouco a rota e viajar para lugares próximos do Brasil, como os países da América do Sul?
Além de ser uma forma de conhecer novos lugares e culturas investindo um valor menor, as viagens costumam ser mais curtas, podendo ser realizadas em feriados prolongados, por exemplo.
Outro ponto positivo é que os nossos vizinhos falam espanhol, que é uma língua mais próxima da nossa. Então, se você não tiver domínio da língua, é mais fácil se comunicar usando o famoso “portunhol”.
Continue a leitura e confira nossa lista com 3 países incríveis da América do Sul para você conhecer já!
3 países da América do Sul para visitar saindo do Brasil
Argentina
A Argentina é um dos principais destinos dos brasileiros na América do Sul. E motivos não faltam! O país é repleto de atrações e pontos turísticos.
Buenos Aires, capital, oferece tudo o que se espera de uma cidade grande. Além da arquitetura charmosa, possui diversos lugares incríveis para conhecer, com uma rica agenda cultural, grande variedade de restaurantes, opções de entretenimento noturno e shoppings.
Entre os principais pontos turísticos da capital estão:
- Casa Rosada: um dos símbolos do país, seu interior pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados. Há, também, o Museu do Bicentenário na parte de trás do prédio.
- Plaza de Mayo: localizada bem em frente à Casa Rosada, é arborizada, possui muitos bancos e é cercada por belos edifícios.
- Puerto Madero: é uma área portuária revitalizada, que hoje possui diversos restaurantes. Passando por lá, aproveite para conhecer a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento, que hoje funciona como um museu.
- Caminito: é uma rua-museu a céu aberto extremamente turística, com um cenário formado por janelas e paredes coloridas. Quando se fala em Buenos Aires, é um dos lugares mais tradicionais para se conhecer.
Outros destinos imperdíveis de Buenos Aires são o Cemitério da Recoleta, o Teatro Colón, o Museu de Arte Latinoamericana, o La Bombonera (estádio de futebol), o Obelisco e as ruas 9 de Julho e Corrientes.
Agora, saindo um pouco da capital, também é possível encontrar lugares incríveis, de brilhar os olhos. Confira nossas dicas:
- Salta: apesar de ser mais longe (fica a 1500 km de Buenos Aires), é um lugar que vale a pena a viagem. Trata-se de um destino perfeito para quem gosta de esportes radicais e ecoturismo. Entre seus principais atrativos estão o bungee jumping no abismo em Cabra Corral, travessias de 4×4 pelos desertos e salares da Puna, rappel, tirolesa, trekking a pé ou de bike entre os altos cumes da Cordilheira dos Andes e rafting no rio Juramento.
- Bariloche: além da neve que atrai brasileiros no mês de julho, a cidade na beira do lago Nahuel Huapi é um parque de diversões para quem curte esportes, gastronomia, luxo e ecoturismo.
- Delta do Tigre: a reserva natural fica a 32 km de Buenos Aires. É formada por um conjunto de ilhas que reúne cenários bucólicos, percorridos de catamarã entre canais, rios e arroios.
- Mendoza: é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Argentina. A cidade tem nada mais nada menos do que 1.200 vinícolas. Além dos passeios nas vinícolas, os turistas também podem relaxar nas águas termais, presentes em estações, como o Parque Termal Cacheuta, Termas del Challao e Complejo Termal Los Molles.
Chile
O Chile é um dos países mais visitados da América do Sul, e agrada a quase todos os perfis de viajantes. Por ocupar um espaço fino e longo, que vai da divisa do Peru com a Bolívia até o ponto mais extremo sul da América, tem uma variedade bem grande quanto ao clima.
A capital Santiago é uma cidade moderna e charmosa, que impressiona seus visitantes e traz diversos pontos turísticos, como:
- Palácio de La Moneda: o palácio onde fica a sede da presidência chilena é um dos pontos turísticos mais famosos do país.
- Museu de Arte Pré-Colombiana: ideal para quem gosta de conhecer o legado de antigas civilizações e um pouco da cultura de povos pré-colombianos.
- Sky Costanera: instalado em um dos maiores edifícios da América Latina, é um ponto de observação panorâmica de Santiago.
- Museu Nacional de Belas Artes: tem mais de 5 mil peças em sua exposição permanente, que contam a história da arte chilena e estrangeira em períodos diferentes.
- Plaza de Armas e Catedral Metropolitana: a primeira é o coração da cidade. Ao redor da praça ficam alguns dos principais edifícios de Santiago, como a belíssima Catedral Metropolitana.
Além desses, outros lugares imperdíveis para conhecer em Santiago são o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal, o Parque Metropolitano, a La Chascona (casa de Pablo Neruda), Barrio París e Lodres, Parque Florestal, entre outros.
Saindo da capital, Chile traz muitas outras surpresas. O país é um oásis de belezas naturais, que atrai turistas do mundo inteiro.
- San Pedro de Atacama: é um verdadeiro deleite para quem busca se conectar com o meio ambiente. A região tem de tudo: deserto, gêiseres, vulcões e fontes termais.
- Valparaíso: o destino perfeito para quem gosta do litoral e de paisagens coloridas e charmosas. O Cerro Concepción é um dos pontos mais altos da cidade, e proporciona umas das mais incríveis vistas para o litoral.
- Viña del Mar: assim como Valparaíso, tem o mar como plano de fundo. O Casino Municipal de Viña del Mar e a Playa Los Cañones são destinos imperdíveis na cidade.
- Pucón: a cidade é muito atrativa para aventureiros. Os principais destinos são as praias de água doce, lagos, parques, cachoeiras, trilhas e as diversas atrações de ecoturismo.
- Ilha de Páscoa: é um dos lugares mais citados em listas do que fazer no Chile é possui uma atmosfera mística. Localizada no Oceano Pacífico, seu acesso só é possível de avião.
- Deserto de Atacama: o lugar muda conforme a estação do ano, sendo um destino impressionante e único para turistas de qualquer perfil. Conhecido como o deserto mais seco do planeta, sua paisagem é composta por vulcões, lagos, piscinas naturais e águas termais, e é um lugar incrível para contemplar as estrelas.
Peru
O Peru é um país riquíssimo em gastronomia, cultura e história. Suas principais línguas são o espanhol e o quíchua, e seus atrativos envolvem algumas das paisagens mais belas do continente.
A capital, Lima, mistura a história dos seus antepassados incas com as inovações dos tempos atuais. Seus principais pontos turísticos são:
- Huaca Pucllana: trata-se de um sítio arqueológico extremamente preservado localizado em plena região metropolitana.
- Miraflores: um bairro incrível para se hospedar e morar. Conta com ótimos restaurantes, praças, parques (como o Parque Del Amor) e uma arquitetura maravilhosa.
- Circuito Mágico Del Agua: localizado dentro do Parque de la Reserva, é um show de águas e luzes de fontes.
- Centro Histórico: além da arquitetura, traz diversas atrações aos arredores para serem visitadas, como a Catedral de Lima, a Plaza Bolívar, o Parque La Muralla, a Basílica e Convento San Francisco, entre outras.
Além da capital, Peru também traz muitos outros lugares fantásticos para serem visitados:
- Macchu Picchu: é a cidade mais visitada do Peru. Trata-se de um trajeto muito realizado por mochileiros que amam aventura e história. A cidade traz muitos atrativos, como: Porta do Sol, Templo do Sol, Templo das Três Janelas, Intihuatana, Templo do Condor, entre outros.
- Cusco: situada a 3400 m de altitude, a cidade é repleta de construções históricas das culturas espanhola e andina. Caminhar pelas suas ruas é como voltar no tempo, entre as inúmeras ruelas, muralhas e construções de pedra. Entre os principais pontos turísticos estão o Vale Sagrado dos Incas (com diversos rios e monumentos arqueológicos) e a Trilha Lagoa Humantay (uma lagoa formada por neve derretida pela montanha Humantay).
- Trilha Inca: uma das trilhas mais lendárias do planeta, para muitos aventureiros é uma verdadeira missão pessoal. São 42 km que cruzam o Vale Sagrado e te desafiam nas altitudes do Peru. Em média, os grupos demoram de 4 a 5 dias para completar o trajeto.
- Montaña de Colores: localizada aos arredores de Cusco, é visitada por uma trilha desafiadora com uma explosão de beleza, com paisagens e altitude de tirar o fôlego (literalmente).
Então, gostou das nossas dicas de 3 países da América Latina para visitar? A Argentina, o Chile e o Peru são realmente incríveis!
A boa notícia é que quem possui um empreendimento no Brava Mundo pode viajar economizando muito em hospedagem! Com a nossa filiação à RCI, temos mais de 4.300 hotéis em 100 países disponíveis desde o primeiro momento, para que suas aventuras sejam frequentes e inesquecíveis. E essas vantagens duram para sempre!
Acesse nosso site e saiba mais. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram. Por lá, compartilhamos diversos conteúdos imperdíveis.