You are currently viewing Multipropriedade como forma de economia colaborativa

Multipropriedade como forma de economia colaborativa

A economia colaborativa é um modelo de negócios que tem como foco partilhar bens em vez de adquiri-los integralmente. Isso pode ocorrer por meio de aluguel, empréstimo ou, no caso dos imóveis, por meio da multipropriedade. Continue a leitura e saiba mais.

Na economia colaborativa, empresas e civis podem fazer o uso ou a aquisição de um produto ou serviço. Dessa forma, há um aumento da produtividade e uma redução de custos. Além disso, a economia colaborativa contribui para o combate ao consumo excessivo, o que é prejudicial para a sustentabilidade.

A economia colaborativa não é um conceito novo. No passado, praticamente todas as transações eram realizadas por meio da troca de serviços e produtos em vez da compra. Porém, com o passar dos anos, essa prática perdeu espaço, mas existem muitas iniciativas para que ela volte a fazer parte dos costumes das pessoas.

Conforme um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ouviu 800 brasileiros, oito em cada 10 brasileiros estão dispostos a adotar práticas de consumo colaborativo.

Os principais pontos indicados por eles são a oportunidade de economizar dinheiro, evitar desperdícios e diminuir o consumo excessivo.

Entenda a economia colaborativa na prática

Se você ainda tem dúvidas sobre como a economia colaborativa pode ser aplicada na prática, confira alguns exemplos de sucesso que têm esse formato como base.

  • Uber: o Uber é um exemplo muito conhecido do modelo colaborativo. Na empresa, o motorista pode oferecer o serviço de transporte mais acessível do que táxis. Várias pessoas podem desfrutar do serviço, utilizando o mesmo carro, sem precisar adquirir um novo veículo para se locomover pela cidade. Dessa forma, o Uber contribui para a economia de dinheiro e para a diminuição de consumo.
  • Airbnb: o Airbnb é uma plataforma de aluguel de quartos e casas, destinado a turistas que não desejam investir um grande valor em hotéis. A empresa tem mais de 90 diárias registradas, e cada vez tem conquistado mais público.
  • Clorent: trata-se de um clube de assinatura de aluguel de roupas, em que a pessoa paga um valor fixo mensal e recebe roupas para usar. Ao final do mês, a pessoa devolve as roupas e não precisa se preocupar com a lavagem.

Multipropriedade: conheça a proposta do Brava Mundo

A Multipropriedade é um sistema que surgiu com a economia compartilhada. Trata-se de uma forma de adquirir um bem sem ser o único proprietário dele. Com esse sistema, é possível adquirir um imóvel (casa ou apartamento) em frações imobiliárias.

A Multipropriedade atua com a posse de bens levando em consideração dois fatores: espaço e tempo. O cliente adquire uma cota imobiliária e faz parte de um modelo em que ele mais um grupo de pessoas se tornam donos daquele imóvel, e podem utilizá-lo durante um período do ano, conforme o que for determinado no momento da compra.

Em outras palavras, o imóvel terá vários donos, que poderão utilizá-lo pelo período de tempo do ano adquirido. Cada um dos proprietários exercerá pleno domínio do imóvel nos períodos determinados.

Leia também: Quer ser dono de um apartamento na praia? Entenda o que é a Multipropriedade

A multipropriedade ganhou força no formato de casa de férias. Dessa forma, as pessoas compram o imóvel no local onde desejam tirar férias anualmente, como o litoral, e precisam se preocupar apenas com esse período. Assim, os custos da aquisição são cobrados apenas pelo correspondente a esse período, o que torna a compra e a manutenção do imóvel muito mais baratas.

O Brava Mundo, localizado na Praia Brava, em Itajaí, é um imóvel com o sistema de Multipropriedade. Além de contar com todos os benefícios que esse sistema oferece e estar localizado em uma região cobiçada, o Brava Mundo é um empreendimento de alto padrão, que oferece o serviço de hotel 4 estrelas.

Acesse nosso site e confira tudo o que o Brava Mundo tem a oferecer! Nos siga no Instagram e acompanhe nossos conteúdos.

Deixe um comentário