You are currently viewing Multipropriedade em alta: entenda porquê

Multipropriedade em alta: entenda porquê

Você já ouviu falar em multipropriedade? Neste artigo você vai entender tudo sobre esse sistema e descobrir por que a multipropriedade está em alta. Continue a leitura!

O mercado imobiliário está investindo constantemente em inovação, para oferecer ainda mais vantagens e possibilidades para todos os tipos de clientes. A cada ano, surgem milhares de empreendimentos com soluções diferenciadas para todos os bolsos. A multipropriedade é uma dessas soluções, e ela vem conquistando cada vez mais adeptos devido ao grande número de vantagens que oferece.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é multipropriedade?

A multipropriedade é uma maneira menos tradicional de investir em imóveis. 

Também conhecidas como propriedades compartilhadas ou time sharing, as multipropriedades são empreendimentos que possuem diversos donos, sendo que cada um deles paga uma fração do valor total da propriedade.

Cada um dos proprietários tem pleno domínio do bem em períodos do ano já determinados. É por isso que as multipropriedades também são chamadas de time sharing (compartilhamento de tempo), uma vez que os proprietários acabam sendo donos das unidades de tempo do imóvel.

Essa forma de co-propriedade foi incorporada e regulamentada no direito civil brasileiro por meio da Lei Nº 13.777/2018, oriunda do Projeto de Lei 10.287/2018. 

De acordo com a norma, a multipropriedade é “o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada”.

Esse sistema teve origem nos anos 1960, quando iniciativas semelhantes surgiram na Europa e nos Estados Unidos.

Você pode estar pensando, “por que eu vou comprar um imóvel se só vou poder usar por algumas semanas ou meses do ano?”, mas pense que todas as despesas também serão divididas. E isso inclui o valor do imóvel, o IPTU, o condomínio e todos os outros custos relacionados a ele.

Afinal, melhor ter 10% e usar 100% do que ter os 100% e usar 10%, certo? Ao adquirir uma multipropriedade você não terá um imóvel subutilizado, que é o que costuma acontecer em casas de praia na baixa temporada.

Benefícios da multipropriedade

Entre os principais benefícios da Multipropriedade, temos:

  • Direito à propriedade;
  • Maior acesso a bens de valor agregado;
  • Aumento da segurança jurídica;
  • Direito de usufruir do imóvel em períodos determinados;
  • Otimização da utilidade do bem e da sua função social;
  • Divisão proporcional dos custos e despesas;
  • Desembolso proporcional ao tempo de utilização do bem em questão;
  • Mais liquidez financeira e, em consequência disso, geração de riqueza para outros investimentos;
  • Possibilidade de remunerar o tempo em que o bem não é usufruído (alugando-o, por exemplo).

Investindo em diversas cotas de um empreendimento de multipropriedade, há a possibilidade de alugar todos eles pelos períodos determinados e, assim, ter acesso a uma excelente remuneração.

Adquirir parcelas de imóveis por meio da multipropriedade é uma ótima escolha, especialmente para lugares turísticos e litorâneos, onde há grande procura na alta temporada. 

Ou seja, além da possibilidade de ter um lugar excelente para passar as férias, há a opção de usar o imóvel como fonte de renda, visto que os aluguéis são extremamente valorizados em determinadas épocas do ano.

Outra vantagem incrível é que com a multipropriedade você tem a possibilidade de adquirir um imóvel de alto padrão, o que talvez não seria possível caso fosse adquirir o imóvel por inteiro.

Todas essas vantagens contribuem para que a multipropriedade esteja cada vez mais em alta em todo o mundo! E a previsão é que a cada dia mais pessoas se engajem nesse  investimento inovador.

Venha para o Brava Mundo!

O Brava Mundo é um empreendimento localizado na Praia Brava, um paraíso em uma das regiões mais turísticas do Brasil, que veio para ser um dos pioneiros em multipropriedade do estado de Santa Catarina.

Além de contar com todos os benefícios da multipropriedade e de estar em uma localização cobiçada, o Brava Mundo é um empreendimento de alto padrão, que oferece o serviço de hotel 4 estrelas! É mais do que um imóvel, é um verdadeiro paraíso de férias, com o conforto que você merece.

Acesse o nosso site e confira todos os detalhes sobre o Brava Mundo. Siga-nos também no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um comentário